Cirurgia da Mão - Dr. Haroldo Fiorini Jr

Cirurgia da Mão

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é uma doença que resulta da compressão do nervo mediano dentro do canal do carpo.

Imagem Cirurgia da Mão

Uma das principais causas da síndrome é a lesão por esforço repetitivo, ocasionada por movimentos de repetição, como digitar ou tocar instrumentos musicais. Além disso, a síndrome também pode ser originada por inflamações, alterações hormonais, traumas no punho, fraturas e uso de medicamentos. ⠀

Entre os principais sintomas, estão a dor e a sensação de dormência e formigamento que se manifesta na mão, principalmente no período da noite, e que muitas vezes se irradia pelo antebraço. A evolução da doença pode levar à uma dormência constante da mão, além de dificuldade para manipulação de estruturas pequenas, bem como a execução de tarefas simples. Nos casos mais avançados, pode se ter diminuição de força e atrofia dos músculos da mão. ⠀

O tratamento considera o grau de comprometimento da doença. Em casos leves, é indicada a imobilização do punho e uso de medicamentos. Caso essas medidas não proporcionem melhoras, é realizada a cirurgia para descomprimir o nervo.

Dedo em gatilho

Nos adultos, os dedos mais acometidos são o anular e o médio, enquanto nas crianças é o polegar. O sintoma mais comum é o travamento ou ressalto do dedo envolvido, provocando dor e dificuldade para movimentar o dedo.⠀ ⠀ O tratamento depende da duração dos sintomas, bem como da sua gravidade. Em casos mais leves, o tratamento com órteses para imobilização do dedo afetado, ou mesmo a infiltração podem ser indicados. Já em casos mais graves, as recidivas são frequentes, e a cirurgia torna-se necessária. Trata-se de um procedimento simples e eficaz.⠀ ⠀ ⠀ A cirurgia convencional é realizada por meio de um corte pequeno na região palmar do dedo comprometido. Posteriormente, a polia é seccionada, descomprimindo o tendão flexor e solucionando o problema. Mais recentemente, um método novo que consiste em realizar a cirurgia por meio de uma agulha, sem corte na pele, tem ganhado popularidade por possibilitar uma recuperação mais rápida e poder ser feita com anestesia local, sem a necessidade de internação.

Cistos sinoviais

O cisto sinovial é caracterizado por um nódulo, muito parecido com um "caroço", que aparece próximo de uma articulação. É formado por líquido sinovial envolvido por uma membrana, e pode ser provocado por traumas, lesões por esforços repetitivos ou mesmo um defeito na articulação. São comuns nas mãos e nos punhos, acometendo pacientes de todas as idades. Esses cistos podem mudar de tamanho ou até mesmo desaparecer completamente sem tratamento, no entanto, alguns exigem a intervenção de um Ortopedista.

Dependendo dos sintomas e do tamanho do cisto, inicialmente eles podem ser somente observados, uma vez que grande parte deles não são dolorosos. Quando causam incômodo, podem ser removidos por meio de uma cirurgia, realizada pelo Ortopedista.

Osteoartrite

Os sintomas principais são as dores articulares, rigidez ou diminuição dos movimentos, rangidos ou estalos articulares, atrofia e encurtamento dos músculos.

⠀ ⠀

O tratamento é feito com utilização de anti-inflamatórios e analgésicos para diminuir as dores, inflamação e incômodos articulares em geral. Exercícios de alongamento e fortalecimento muscular podem contribuir para o alívio da dor e melhora funcional da articulação. Em alguns casos, infiltrações podem ser necessárias. Nos casos graves, a indicação é a cirurgia. ⠀

Luxação do dedo

A luxação do dedo é caracterizada como o deslocamento parcial ou completo de uma das articulações do dedo, capaz de causar lesões nas estruturas próximas do local acometido, como ligamentos, cápsula articular, tendões, nervos e vasos sanguíneos.⠀ ⠀ Geralmente, as luxações ocorrem devido à traumas, os quais podem estar relacionados às práticas esportivas, acidentes de trabalho, quedas sobre as mãos, traumas diretos (pancadas), e até mesmo em torções do dedo que podem ocorrer em atividades do dia-a-dia.

Alguns sintomas podem auxiliar no diagnóstico do problema, como deformação ou desvios no dedo afetado, dor intensa, inchaço, manchas roxas e impossibilidade de movimentar o dedo acometido.

Entorse no punho

A entorse no punho é causada por quedas ou traumas que possuem mecanismo de torção. Esse tipo de lesão é relativamente comum e pode ser leve, moderada ou grave, dependendo da intensidade do trauma. Nos casos mais leves ocorre um estiramento dos ligamentos, enquanto que nos casos graves ocorre rotura ligamentar e até deslocamento do punho.

Os sintomas mais comuns de uma entorse no punho incluem dor e inchaço na região da lesão, sendo que a dor pode piorar com a movimentação do punho. Hematomas também podem aparecer na região da lesão. ⠀