Infiltrações
A infiltração é um procedimento muito eficaz, pouco doloroso e rápido, utilizado para tratar diversas doenças associadas ao sistema musculoesquelético, como as artrites, bursites, tendinites, entre outras.
A principal vantagem na realização desse procedimento é que atinge a articulação, bursa ou tendão de maneira direta, o que permite bons resultados mais rapidamente. Trata-se de uma prática muito usada em casos nos quais o paciente tem contraindicações ao uso de medicamentos orais, quando há sintomas localizados, ou quando outros tratamentos não foram eficazes.
⠀Além disso, com a técnica é possível remover o líquido inflamatório acumulado, que causa dor e inchaço ao paciente. Quando bem indicada, a infiltração possibilita alívio quase que imediato da dor.
As medicações utilizadas para infiltração são:⠀
- Anestésicos locais, os quais são muito usados para alívio da dor.⠀
- Corticoides, são medicações com efeito anti-inflamatório potente, os quais são utilizados por promoverem a diminuição da inflamação local, e serem pouco absorvidos pelo organismo, tendo assim um efeito mais concentrado no local da infiltração. ⠀
- Por fim, temos o ácido hialurônico, medicação usada para fazer a viscossuplementação articular, ou seja, repor o líquido sinovial normal da articulação.
Alguns pacientes podem ter dor transitória após o procedimento, a qual pode durar em torno de 4 a 5 dias, e que costumam ser aliviadas com o uso de analgésicos. Após a realização da técnica, é recomendado repousar durante por 48 horas.⠀