Cirurgia do Ombro
Áreas atendidas:
- Luxação
Quando ocorre a luxação, o paciente costuma apresentar dor intensa na articulação e incapacidade de movimentar o ombro. Também poderá ser notado um vazio no espaço em que a cabeça do úmero está localizada normalmente. Após o diagnóstico, realizado por meio de avaliação médica e radiografias, realiza-se uma manobra de redução, para colocar o ombro no lugar. Na sequência, são solicitados novos exames para avaliar se a manobra foi bem sucedida e confirmar se não ocorreram lesões associadas. - Tendinite
A tendinite ocorre em pontos muito específicos, onde o tendão é preso em algumas estruturas fibrosas muito próximas de estruturas ósseas.
Os fatores que podem causar a tendinite são: metabólicos, hormonais, posicionamentos, hábitos (particularmente do sono), dentre outros.
Em fase inicial a área é imobilizada, é corrigida a postura e, em alguns casos, é feita a medicação anti-inflamatória. Em casos mais avançados o Ortopedista poderá indicar o melhor tratamento cirúrgico.
Fonte: SBOT - Bursite
A bursite é um processo inflamatório que acomete a bursa que tem um importante papel na articulação do ombro, que é exatamente amortecer o impacto entre estruturas ósseas mais duras e estruturas moles como estenose.
Todas as atividades em que é utilizado de forma exacerbada o membro superior, principalmente no quesito elevação, eles podem levar à bursite, atividades físicas, atividades profissionais, má postura.
Normalmente o tratamento ele ocorre de forma muito satisfatória com anti-inflamatório e fisioterapia. Raramente teremos a necessidade de infiltrações ou algo mais avançado.
Fonte: SBOT - Lesões
Quando há inflamação ou lesão do manguito rotador, um sintoma frequente é a dor no ombro, que geralmente piora à noite ou com os movimentos de elevação do braço, sendo que, com o passar do tempo, pode ocorrer uma piora progressiva do quadro. Em casos mais avançados pode haver ruptura de um ou mais tendões do manguito rotador, o que ocasiona perda da força para a execução dos movimentos do ombro.
Na maioria das vezes o tratamento é clínico, com medicação anti-inflamatória, analgésicos e exercícios de fortalecimento do manguito rotador, porém, em alguns casos de lesão perfurativa ou ruptura dos tendões, o tratamento cirúrgico para reparação da lesão torna-se necessário.
- Capsulite adesiva
É uma síndrome dolorosa que tem como característica a redução progressiva do movimento do ombro. É dividida em três fases:⠀- Dolorosa ou inflamatória (dor aguda no ombro, e início da limitação dos movimentos).
- Rigidez ou congelamento (perda progressiva dos movimentos)
- Resolução ou descongelamento (alívio dos sintomas, com ganho lento dos movimentos).⠀
- Artrose